domingo, 17 de abril de 2011

Questão 2 do e-Fólio A da UC: Psicologia do Desenvolvimento

Introdução

Este trabalho é para ser apresentado numa palestra a realizar numa Escola Secundária, a alunos do 12º ano, que pretendem seguir os seus estudos académicos na área de ensino. Tem como tema o “Desenvolvimento humano ao longo da vida versus educação”. Terá uma apresentação inicial verbal de apresentação [mais ou menos dez minutos]: Quem sou? O que pretendo transmitir? Qual o objectivo?. Será apresentado com recurso a Power Point com o máximo de vinte slides, incluindo a capa e a bilbliografia [vinte minutos]. Após a apresentação dos slides, haverá trinta minutos para colocar e responder duvidas. Terá uma duração total de mais ou menos uma hora. Tem como objectivo consciencializar futuros profissionais de educação, de que, assim como o desenvolvimento humano decorre ao longo de toda a sua vida, também a educação ocorre ao longo de toda a vida, pois todo o ser humano está geneticamente programado para aprender.

Citando Tavares e Alarcão (2002:25), “o desenvolvimento humano pressupõe uma estrutura humana, a estrutura da personalidade, que se desenvolve no tempo, de um modo progressivo, diferencial e globalizante […], através de diferentes estádios de diferenciação”.

Tema: O desenvolvimento humano versus educação

O desenvolvimento humano decorre ao longo de toda a vida do indivíduo, as mudanças [quantitativas e qualitativas] que ocorrem desde a sua concepção até à sua morte, resultam de diversos factores: psicológicos, biológicos, sociais e culturais. O ser humano está em constante reconstrução, ao longo dos vários estágios [pré-natal, primeira infância – do nascimento até aos três anos, segunda infância – dos três aos seis anos, terceira infância – dos seis anos aos doze anos, adolescência dos doze aos dezoito/vinte anos, adulto – dos dezoito/vinte anos até aos sessenta e cinco anos e velhice – a partir dos sessenta e cinco anos] do seu crescimento, vai construindo a sua identidade, essa identidade resulta da interacção entre o seu interior e o seu exterior. Os estágios são sequenciais, cada um constrói-se a partir do que se lhe antecedeu, deste modo, cada etapa do desenvolvimento humano influencia a seguinte, devido ao processo de continuidade do desenvolvimento, onde as características específicas de ser e estar de cada indivíduo estão relacionadas com o mundo que o rodeia. O processo de aprendizagem é co-extensivo ao tempo de vida do indivíduo e da sua actividade nos grupos e nas sociedades. Somos o resultado da interacção daquilo que herdamos biologicamente (genes) e daquilo que vivemos (meio).

O estudo científico do desenvolvimento visa descrever, explicar, prever e modificar factores universais e a compreensão das diferenças existentes entre os indivíduos. Para explicar as mudanças que acontecem nos indivíduos ao longo da sua vida, surgem as teorias, das quais as mais relevantes são: a psicanalítica, a behaviorista, a cognitivista e a humanista, todas elas têm um objecto e método de estudo específico, mas todas elas visam estudar o desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial do indivíduo.

Pesquisadores do desenvolvimento humano concordam que um dos objectos do estudo do psicólogo do desenvolvimento é o estudo das mudanças que ocorrem na vida dos indivíduos, estas são influenciadas pelo ambiente apreendido [cultura, estilo de vida, valores e crenças, educação, contexto familiar, condição socioeconómica) e pela genética herdada [altura, cor dos olhos, cor dos cabelos, fisionomia, reacção corporal aos estímulos, temperamento, propensão às doenças], as mesmas vão ter influência na maturação do corpo e do cérebro [desenvolvimento continuado de mudanças físicas e padrões de comportamento, incluindo prontidão de dominar novas habilidades].

Se o desenvolvimento humano se processa ao longo de toda a vida, a educação deverá também ela processar-se durante toda a vida, de modo a que o ser humano possa construir continuamente o seu “eu”, o seu “saber” e aumentar as suas aptidões. A psicologia da educação visa estudar os aspectos psicológicos que interferem na aprendizagem do indivíduo, de forma a encontrar alternativas para a construção do conhecimento e do aprender. A aprendizagem em contexto escolar e profissional deve ser uma extensão da aprendizagem que se tem na infância. Deste modo a educação deve contemplar a participação activa, efectiva e responsável de cada indivíduo tendo em conta a sua experiência pessoal, a sua experiência social, seja qual for a sua etapa de vida (criança, adolescente, adulto, velho). A escola pode e deve promover a aquisição de hábitos de trabalho e estudo que visem o desenvolvimento de competências de aprendizagem autónoma e significativa, incentivando a interacção participativa e criativa entre o “professor” e o “aluno”, de modo a criar o desejo de aprender, proporcionando oportunidades de socialização adequadas aos vários estágios.

Como futuros profissionais de educação, devem ter em atenção que, todos os indivíduos têm capacidade de “aprender a aprender”, de modo a encontrar respostas para situações ou problemas. A aprendizagem envolve aspectos cognitivos, emocionais, orgânicos, psicossociais e culturais, os quais diferem de indivíduo para indivíduo. Os profissionais de educação devem criar estratégias de ensino [métodos adequados e um currículo bem estruturado] de modo a criar uma empatia entre o aluno e a escola que visa a motivação [impulso e ou esforço que visa satisfazer um desejo ou objectivo]. O processo de aprendizagem é pessoal, o mesmo constrói-se através de experiências do passado que têm repercussões nas aprendizagens futuras.

A escola contemporânea deve criar mecanismos para que tanto o professor como o aluno sejam tratados como sujeitos, com capacidades de avaliar, de pensar e de transformar, onde os mesmos tenham acesso a mecanismos que lhes permitam obter todas as informações necessárias para a tomada de decisões, contribuindo para o desenvolvimento de todos, em igualdade de direitos, deste modo, a aprendizagem deve ser activa, construtiva e social.

Bibliografia:

Almeida, Angela (2003). Representações Sociais do Desenvolvimento Humano. Disponibilizado online.

Mota, Marcia (2005). Psicologia do Desenvolvimento: uma perspectiva histórica. Temas em Psicologia (vol. 13 nº 2, pp. 105-111). Disponibilizado online.

Tavares e tal. (2007). Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Porto: Porto Editora – (p. 18 a 40)

Texto 1 (n.d.) (2011). Psicologia do Desenvolvimento. Universidade Aberta. Disponibilizado online.

Texto 2 (n.d.) (2011). A natureza do desenvolvimento humano. Universidade Aberta. Disponibilizado online.

Texto 3 (n.d.) (2011). Educação e psicologia do desenvolvimento. Universidade Aberta. Disponibilizado online.

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